Abertas as inscrições da III Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato

A III Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato já está com as inscrições abertas!  Podem inscrever-se artistas, coletivos de artistas e demais interessados, de qualquer nacionalidade, residentes ou não no Brasil. As incrições podem ser feitas nas seguintes modalidades: desenho, pintura, escultura, instalação, objeto, assemblage, gravura, fotografia, arte eletrônica, arte urbana, performance, happening e vídeo. Atenção ao prazo, até 28 de novembro de 2016!

Uma característica da BIG a ser destacada é que não possui caráter eliminatório, todos podem participar. Basta obedecer os critérios de dimensão, conteúdo e preenchimento do Termo de Participação, por meio do qual os artistas expressam, por escrito, conhecer e concordar com as normas e disposições nele contidas no ato de inscrição, disponível no edital. 

Participei da II BIG e foi uma experiência maravilhosa. Você pode conferir meus trabalhos e de outros artistas neste post >>aqui<<.

A BIG é um evento independente, realizado sem quaisquer incentivos financeiros públicos ou de leis de fomento, organizado com recursos próprios, por artistas, arte educadores e interessados em contribuir para sua realização, dentro do espírito da arte independente, da livre iniciativa e da autogestão.

Para ter acesso ao EDITAL clique >>AQUI<< 

Para visitar a I Big clique >>AQUI<< Mais de 500 obras de 27 países.

Para visitar a II Big clique >>AQUI<<   830 trabalhos em artes visuais de 282 pessoas representando 21 nacionalidades.

Como surgiu a BIG???

Em meados de 2012 na cidade de Guarulhos, ocorreram simultaneamente dois fatos praticamente opostos na cena artística local. O primeiro foi a abertura da exposição “40 Anos de Esculturas de Gilmar Pinna”, no qual foram expostas em um parque a céu aberto 30 obras de grande porte (em média com 5 metros de altura cada obra), do escultor Gilmar Pinna, com peças dos mais variados temas, de animais e peixes à religiosidade. Com apoio da Prefeitura Municipal de Guarulhos, o local escolhido para a exposição foi o Bosque Maia, o mais importante parque da cidade e um dos principais cartões postais de Guarulhos, a abertura contou com a presença do prefeito e de outras importantes autoridades locais, com direito a queima de fogos de artifício, apresentação musical da banda sinfônica da cidade e um jantar para convidados .

Neste mesmo período, de acordo com o calendário cultural da cidade, deveria ter sido publicado o edital de inscrição de artistas e obras para o “Salão Nacional de Artes Visuais de Guarulhos – Arte Moderna e Contemporânea”, que teria naquele ano a sua 12ª edição. Depois de muitos questionamentos por parte dos artistas visuais locais, a Secretaria Municipal de Cultura de Guarulhos através do blog da seção de Artes Visuais, publica uma pequena nota oficializando o cancelamento do Salão sem muitas explicações: “Tendo em vista parecer jurídico contrário à sua realização, no ano de 2012 não realizaremos o Salão Nacional de Artes” . Ainda que houvesse problemas e críticas ao seu formato, o Salão era (e ainda é) o único evento de artes visuais da cidade, e tal cancelamento causou indignação em diversos artistas da cidade.

Como resposta ao cancelamento do Salão, no dia 08 de dezembro daquele ano, data em que é celebrado o aniversário da cidade de Guarulhos, foi realizada em um pequeno bar localizado em um bairro próximo a região central da cidade a 1ª Bienal Internacional de Guarulhos do pequeno formato, ironicamente abreviada como “BIG”:

“Sendo assim, por estas e ainda outras razões, é que este grupo se formou para criar uma alternativa a esta estrutura oficial asfixiante. Não apenas para marcar a ausência do Salão, ou melhor, a sua morte no ano de 2012, promovida por quem mais deveria apoiar, mas, também para criar alternativas a esta política estagnada de cultura que assola o município. O modelo “bienal” nasce então, de forma irônica com a ideia bem humorada ao assumir o nome “BIG” do pequeno formato. A ironia contida no nome não é um detalhe ao acaso. É proposital. Somos grandes, internacionais e estamos quase completamente à deriva. Sem condições materiais e estrutura de apoio. Vivemos e trabalhamos em uma cidade rica que permanece com o caráter provinciano que tanto teme ser associada. Não gostam que isso seja citado. Vivemos em um atraso quase colonial sob alguns aspectos. Não precisamos de licença para pensar e produzir arte, ideias, vida.” (Manifesto BIG)

A “BIG” foi uma mostra internacional de Arte Postal que expôs mais de 900 trabalhos de cerca de 500 artistas de 25 países diferentes, além de contar com apresentações musicais e performances. O evento foi idealizado pelo Coletivo 308, já reconhecido como um dos principais coletivos de arte da cidade, e organizado de maneira colaborativa com diversos outros artistas e produtores culturais da cidade, sem o patrocínio de instituições públicas ou privadas, apenas o apoio do bar na cessão do seu espaço físico para a realização do evento.
(OKUMA, André. Arte Pública em Guarulhos. UNIFESP: 2014)
Fonte: facebook@IIIBIG

iii-big-bienal-guarulhos-pequeno-formato

Serviço:
III Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato – III BIG Pequeno Formato – 2016
Inscrições: de 17 de setembro a 28 de novembro de 2016
Exposição: de 08 de dezembro de 2016 a 08 de fevereiro de 2017.
Local: diversos espaços alternativos da cidade de Guarulhos, além de parcerias feitas no Nordeste e Sul do país e nos espaços virtuais:
>>SITE<<  
>>YOUTUBE<<
>>FACEBOOK<<

Bora participar?

#bienalpequenoformato #vivercomarte

(Visited 168 times, 1 visits today)
Cacilda Vitória

Quem escreve | Website

Artista visual, professora de artes e moda, especialista em arteterapia e fashion design, oficineira, sonhadora, criativa e incentivadora de talentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!