Moda

Moda infantil e a invenção da infância

Você sabia que a infância foi “inventada”? Isso mesmo.  Antigamente não existia moda infantil, a criança era vista e tratada como um adulto em miniatura. Quando ela conseguia sobreviver sem os cuidados da mãe ou ama, entre as idades de 5 a 7 anos, passava a dividir com os adultos tarefas, lazer e outras atividades.

Como um “pequeno adulto” não havia diferença na vestimenta. Durante muitos séculos a construção do sentimento “amor” pelas crianças era inexistente. Foi somente no século XVII que os pensadores começaram a afirmar que as crianças eram importantes em si e possuíam características próprias de pensar, sentir e raciocinar. No final do século XVIII surge pela primeira vez a concepção romântica de infância. E é no século XIX que a infância se constitui como uma categoria socialmente construída. No século XX a infância passou a ser exaltada. Porém, desde o final do século XX existe a tendência de ver novamente a criança como mini adulto, principalmente quanto à maneira de se vestir. Por trás de cada marca de moda infantil existe a visão que elas têm da infância.
Selecionei esses dois vídeos que explicam bem a história da infância. Dá o play!

 

 

Pra você criança é criança? Ou é um mini adulto?

Quer pensar mais sobre isso? Então clique sobre a imagem, responda essa pesquisa e reflita.

Clique sobre a imagem para responder a pesquisa!

 

 

#modainfantil

 

(Visited 666 times, 7 visits today)
Cacilda Vitória

Quem escreve | Website

Artista visual, professora de artes e moda, especialista em arteterapia e fashion design, oficineira, sonhadora, criativa e incentivadora de talentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!