Sobre

Cacilda Vitória

 

Artista visual, professora universitária de moda e artes, especialista em arteterapia e fashion design, oficineira, criativa e incentivadora de talentos.

 

É muito bom te ver por aqui!

Sou Cacilda Vitória, pode me chamar de Vitória! Sou artista visual e professora de moda e arte, idealizadora do Universo da Vitória. O projeto nasceu de conversas com pessoas que encontram no desenho um mundo mágico, cheio de possibilidades, criatividade e inspiração. Nesse encontro de ensinar e aprender percebi que as pessoas querem ser mais seguras, confiantes e profissionais com os seus desenhos. Se você em algum momento pensou que desenhar não é para você vai descobrir que o desenho faz parte da sua vida! O desenho é para todos! Vem comigo, estamos juntos!!!

Vou te contar um pouco sobre mim

Sempre fui muito imaginativa. A minha paixão pelo desenho começou na adolescência, eu olhava para as manchas da cerâmica do piso na casa que cresci, e como em um passe de mágica surgia uma figura. Um a um, os desenhos começaram a povoar o meu primeiro caderno, pequeno e simples, que revesti de tecido azul e que tenho até hoje. As capas dos trabalhos escolares também me ajudaram a aguçar a criatividade. Eu caprichava nos desenhos. Eu ficava ali, sem perceber o tempo, no meio dos papéis e lápis desenhando. Me lembro que certa vez peguei uma revista de moda de minha mãe, toda ilustrada, e comecei a copiar aquelas ilustrações. Me sentia bem desenhando. O desejo de me tornar uma artista visual era acolhido por mim com muito carinho e fé, e com os anos, só cresceu.

A hora de decidir o curso da faculdade chegou, e não foi fácil, havia muitos obstáculos e eu tinha que fazer uma escolha. Várias pessoas me falaram que artista não ganhava bem, e apontavam várias profissões que tinham uma remuneração melhor e além disso, os materiais como tintas, lápis de cor, papéis especiais eram caros. Eu não trabalhava nessa época e não tinha dinheiro para comprar tudo que eu precisava. Venho de uma família numerosa de nove filhos. Sei que papai e mamãe se esforçavam e compravam o que dava. Recebi o incentivo de pessoas próximas e decidi ir pelo caminho que meu coração indicava. Passei no vestibular e comecei a fazer Artes Visuais. Agora, eu tinha que pensar em uma forma da minha arte se sustentar. Percebi que fazendo alguns desenhos eu poderia vendê-los e comprar os materiais. E assim, fui alimentando o meu sonho de ser artista.

Logo após a faculdade, me casei e mudei para o interior do Estado. Os filhos vieram e entre mamadeiras e pinceis continuei a produzir. Pintava telas, desenhava, as pessoas começaram a ver o meu trabalho e eu tive a oportunidade de ensinar. Essa experiência reacendeu o desejo de levar arte para a vida das pessoas. Voltei para Goiânia e investi mais nos estudos, fiz Arte Terapia.

Sempre acreditei que quando você se dispõe a fazer algo Deus providencia os meios. As portas se abriram e oportunidades incríveis apareceram. Fui aprovada em concurso e comecei a dar aula no Centro Livre de Artes.

Depois, comecei a dar aulas na universidade, no curso de Design de Moda. Eu dominava o desenho e precisava ter mais conhecimento sobre moda. Fui atrás: fiz especialização em Fashion Design e Docência Universitária, comprei livros, estudei e desenvolvi técnicas simples. Logo percebi que muitos alunos tinham dificuldades em desenhar. Através das técnicas eles passaram a obter excelentes resultados. Esse desafio me fez ir além: minha missão agora é fazer com que as pessoas percebam que o desenho, a arte, a criatividade fazem parte da vida, é preciso ter dedicação e técnica. Não é uma questão de dom. Com o tempo, vi artistas que eu estimulei e apoiei crescerem, desenvolverem sua arte e hoje estão no mercado. No meu caminho encontrei apoiadores, e hoje quero apoiar quem tem o sonho de desenhar.

E é por estes universos que compartilho minhas descobertas com você! Sinta-se à vontade!

#UniversoDaVitoria #ViverComArte

🙂